Jesus veio para chamar os pecadores

Ninguém que tem saúde precisa de médico, mas quem está doente. Jesus aplicou isso à salvação, visto que os perdidos precisam de um salvador assim como uma pessoa doente precisa de um médico.

11 E os fariseus, vendo isso, disseram aos seus discípulos: Por que come o vosso Mestre com os publicanos e pecadores?

12 Jesus, porém, ouvindo, disse-lhes: Não necessitam de médico os sãos, mas sim, os doentes.

13 Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero e não sacrifício. Porque eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento.

Mateus 9:11-13

Este ensino começa no versículo 9, Jesus chamando Mateus, que era um cobrador de impostos. Um coletor de impostos era considerado um pecador notável, pois colaborou com os romanos contra seus irmãos judeus.

Sobre o assunto dos cobradores de impostos muito há a dizer, mas deixaremos apenas que eram judeus traidores, porque trabalhavam para o governo romano. É bom saber que Jesus, sabendo que os cobradores de impostos eram odiados por seus irmãos judeus, ainda parou por onde estavam e chamou Mateus, escolhendo-o como um dos 12. A história nos conta que este Mateus sem dúvida deixou todo o seu ofício e seguiu Jesus.

Sem dúvida, a convenção de Mateus para Jesus atrairia seus colegas coletores de impostos e houve uma reunião, talvez centenas deles. Aí vem a decepção dos fariseus ao ver Jesus comer com pessoas tão pecadoras. Mas a verdade é que os fariseus e escribas eram pecadores terríveis, mas eles não viam o seu mal, mas o dos outros.

Diante das perguntas dos fariseus sobre por que Jesus se sentava à mesa para comer com os pecadores, veio a grande resposta de Jesus: “Os saudáveis ​​não precisam de médico, mas os enfermos”. Jesus continua, lembrando-os um pouco sobre o que os antigos haviam dito: “Eu quero misericórdia, não sacrifício”, citando Oséias 6: 6.

Jesus, o Mestre dos Mestres, estava ensinando os fariseus, que acreditavam que sabiam de tudo. No entanto, os fariseus não entendiam algo tão simples como misericórdia.

Jesus veio para salvar os pecadores da ira de Deus. Ele se tornou amigo dos pecadores, pai dos pecadores e acima de tudo Salvador dos pecadores.