Não fique bravo com seu irmão

A Bíblia nos fala mais do que o suficiente contra a raiva, e até nos diz que devemos jogar fora toda a raiva. Ela também nos diz: “Irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira.” Certamente, um crente em Jesus Cristo deve ser uma imagem clara do que são temperança e mansidão, então, deixamos para você o seguinte texto da Bíblia para reflexão:

21 Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; mas qualquer que matar será réu de juízo.

22 Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão será réu de juízo, e qualquer que chamar a seu irmão de raca será réu do Sinédrio; e qualquer que lhe chamar de louco será réu do fogo do inferno.

Mateo 5:21-22

Jesus começa falando-lhes do que já tinham ouvido, do que os escribas e fariseus lhes ensinaram: “Não matarás; e quem matar será condenado”. Mas Jesus vai muito mais longe e lhes diz que pelo simples fato de uma pessoa se encolerizar contra seu irmão, ele é culpado: “Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão será réu de juízo”.

Os fariseus e escribas simplesmente não ensinavam a Lei de Moisés corretamente, pois além de matar uma pessoa fisicamente, também tinha a ver com raiva contra um irmão. Por outro lado, Jesus, ao dizer: “Eu, porém, vos digo”, faz uso de Sua ampla autoridade e poder como Deus encarnado.

Por outro lado, embora fosse verdade o que os fariseus e escribas ensinavam sobre “não matarás”, ensinavam ao mesmo tempo a heresia de que “se não matares”, antes dessa linha tudo era permitido, e Jesus diz eles não, que simplesmente por ofender ou irritar um irmão, eles deveriam ser expostos ao conselho.

Finalmente, a palavra “louco” (Raca) pode ser traduzida como “imbecil”, “estúpido”, “tolo”, “idiota”. Deve-se notar que esta palavra é praticamente intraduzível, mas foi traduzida desta forma, pois expressa um tom de desprezo para com uma pessoa. A mensagem final aqui é não ficar com raiva de nosso irmão, não ofender os outros, trazer paz.

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *