Às vezes pensamos em como Jesus foi capaz de vencer, como Ele foi vitorioso apesar de todas as dificuldades que ocorreram e ainda estão por vir. Já ouvi pessoas dizerem que para Jesus foi “fácil” porque Ele é Deus, mas pensar assim seria como tirar a propriedade e a verdade da morte de Cristo, pois Ele não venceu o mundo sendo todo espírito, mas sendo homem. A Bíblia ensina:
32 Eis que chega a hora, e já se aproxima, em que vós sereis dispersos, cada um para sua casa, e me deixareis só, mas não estou só, porque o Pai está comigo.
33 Tenho-vos dito isso, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.
João 16:32-33
Estas palavras Jesus disse aos seus discípulos quando se aproximava o tempo de Sua crucificação, o tempo em que o Filho de Deus daria Sua vida para nos salvar.
Mas, Jesus também queria que eles entendessem que Sua morte não era o fim, que Ele não deixaria de estar com eles. Bem, humanamente os discípulos estavam tristes porque Jesus não estaria mais fisicamente com eles, mas eles recebem estas palavras de consolo: “Para que tenham paz em mim.” E continua: “No mundo tereis aflições; mas acredite, eu venci o mundo”.
Se há algo que deve nos dar confiança é exatamente isso, que Jesus derrotou a carne em nossa própria carne, que Ele derrotou o mundo e seus desejos, e Ele nos ensina que nós também podemos vencer o mundo e que apesar das dificuldades podemos ter paz nEle.